blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
blank
Sistema de combate a incêndio de acordo com as normas técnicas dos fabricantes e normas internacionais, respeitando, ainda, as normas e leis vigentes

Sistema de Combate a Incêndio

Tais sistemas de combate a incêndio são essenciais para proteção em diversos tipos de aplicações, ainda mais para estabelecimentos comerciais e industriais, tanto para a proteção da estrutura do local quanto para os colaboradores que trabalham no ambiente.

Por tratar-se de uma questão de segurança, existem normas e regulamentos que indicam todos os equipamentos e redes de proteção que podem ser implantadas para manter o local seguro, além de treinamentos em sistema de proteção e combate a incêndio concedidos aos funcionários para saberem como agir em uma situação de risco.

Redes de hidrantes

São destinados ao combate de incêndios e outras operações, e estão sempre ligados aos encanamentos de abastecimento de água, permitindo a adaptação de bombas e/ou mangueiras para o serviço de extinção de incêndios. Hidrantes de solo, industriais e diversos com a Engethink em BH.

Escada Pressurizada

Por meio desse sistema, que é composto de ventilador (com fonte de energia independente), painéis, venezianas e filtros de ar, o ar é captado em um ambiente externo e insuflado para o interior das escadas por meio de dutos e grelhas em todos os andares, mantendo o local sob pressão positiva.

Alarmes visuais e sonoros

Existem tipos diferentes de avisadores. Existem os sonoros, visual e audiovisual. Um projeto de Alarme de incêndio contempla o uso correto dos alarmes de incêndio para todos os tipos de ambientes. Projetos sob medidas com alarmes variados sejam visuais ou sonoros contra o fogo.

Rotas de Fuga e Sinalização

A rota de fuga é o trajeto a ser seguido no caso de necessidade urgente de evacuação de um local em função de incêndio, desabamentos ou outros casos de emergência. Para que todos os trabalhadores ou visitantes de um determinado local se sintam seguros em casos de emergência, é importante conhecer a rota de fuga.

Portas corta-fogo

A porta corta fogo, comum em condomínios e prédios, é um item substancial de proteção, pois possui a capacidade de deter o fogo e o calor, em caso de incêndios em edifícios. A porta corta fogo foi pensada para impedir a propagação das chamas para outros andares e facilitar a fuga de pessoas.

Iluminação e sinalização de emergência

Segundo a norma técnica ABNT NBR 10898, existem basicamente duas formas de iluminação de emergência: a de aclaramento e a de sinalização. A iluminação de aclaramento tem como função conseguir iluminar o piso, sendo obrigatória em lugares de circulação vertical ou horizontal, com saídas para o exterior do local.

Projeto de Escada Pressurizada

Imagine que um incêndio está ocorrendo e as pessoas precisam evacuar o prédio. A única via para isso é a escada de emergência. Entretanto, ela também é parte da construção e, portanto, está sujeita a ser invadida pelos gases tóxicos da fumaça. Se isso ocorresse, não se trataria de um meio efetivo, já que as pessoas estariam expostas ao risco de intoxicação durante o processo de esvaziamento do local.

Porém, existe um meio bastante eficaz que permite evitar tal ocorrência: estamos falando da pressurização das escadas. Trata-se de um processo através do qual grandes quantidades de ar limpo são insufladas na escada de emergência, não permitindo assim a entrada de outros componentes do ar.

Assim, as pessoas podem seguir a rota de fuga, respirando ar puro.
A escada pressurizada se diferencia das escadas com ventilação natural, já que o ar injetado em seu interior visa tornar sua pressão interna maior que a exterior. Tal medida é conseguida a partir da instalação de motoventiladores, posicionados de forma estratégica.

blank