blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Rede de Oxigênio em Hospitais e clínicas: Engethink Engenharia

Os gases medicinais utilizados em hospitais e clínicas são elementos de suporte que influenciam diretamente na manutenção da vida de um paciente. Nesse artigo iremos abordar os principais componentes de uma rede de oxigênio e suas funções. Caso precise de instalação faça contato com a Engethink

 

Conceitos preliminares sobre o uso de oxigênio

O oxigênio pode ser usado em pacientes que necessitam de suporte suplementar via máscara. Geralmente o fornecimento de oxigênio líquido no hospital por tanques é evaporado para um suprimento concentrado de oxigênio, as pressões são geralmente de 4-5 bar (400–500 kPa; 58–73 psi). Em pequenos centros médicos com baixa quantidade de pacientes, o oxigênio geralmente é fornecido por um coletor de múltiplos cilindros de alta pressão. Em áreas onde um sistema a granel ou um coletor de cilindros de alta pressão não é adequado, o oxigênio pode ser fornecido por um concentrador. No entanto, a produção local de oxigênio ainda é uma tecnologia relativamente nova.

 

Ponto de consumo de oxigênio

No ponto de consumo do oxigênio localizado nas extremidades da rede, a equipe médica usa essas saídas para o atendimento dos pacinetes, essas saídas devem ser projetadas de modo a não permitir uma conexão cruzada com um gás medicinal diferente.
Identificação visual usando cores é obrigatória.

 

Sistema de alarme de oxigênio

Para manter um suprimento estável na rede de oxigênio, é necessário estabelecer um sistema de monitoramento que verifique a pressão através da tubulação até a seção de uso. O sistema de alarme acoplado na rede de oxigênio mede a pressão do gás fornecido em cada área da seção em que o gás é usado. Nesse sistema, uma pressão de suprimento baixa de suprimento será identificada por meio de sinal visual e auditivo

 

Rede de oxigênio

rede de oxigênio

 

A rede de oxigênio deve ser projetada levando em consideração a vazão necessária em cada ponto de consumo conforme NBR 12126.
O material usado deve ser o cobre rígido classe a ou I e devem ser limpas para ficarem isentas de graxa e óleo.
O processo de solda deve ser acima de 430 °, e o uso de de material de adição a base de prata e/ou foscoper

 

Registros de corte

Devem ser instalados nas derivações da rede de forma a facilitar as manutenções preventivas. Os registros devem estar dentro de um abrigo e identificados

 

Fluxômetro de oxigênio

ponto de consumo de oxigênio

O fluxômetro usado na conexão de saída da rede de oxigênio, deve ter alta precisão para controlar o fluxo corretamente

 

Regulador de oxigênio

Reguladores de controle de fluxo de oxigênio são dispositivos redutores de pressão projetados para regular ou diminuir a pressão de oxigênio de um cilindro para níveis que podem ser usados com segurança pelo paciente.

 

Central de abastecimento de oxigênio

Os seguintes cuidados devem ser tomados no armazenamento dos cilindros:
Os cilindros de gás comprimido devem ser presos em prateleiras ou por correntes.
Quantidades de gases medicinais comprimidos com mais de 8500 litros e menos de 85.000 litros devem ser armazenadas em salas especialmente designadas que atendam aos seguintes requisitos:
As centrais devem ser de construção não combustível com uma porta que possa ser protegida contra entrada de pessoas não autorizadas.
O oxigênio não pode ser armazenado com outros gases ou líquidos inflamáveis.
Os cilindros de oxigênio devem manter uma distância mínima de 6 metros de outros combustíveis
A sala deve ter espaço suficiente para manobrar os cilindros.

 

Resumo

 

A rede de oxigênio é importante para o apoio a vida de pacientes em hospitais e clínicas, deve ser feita por profissionais qualificados e supervisionada por profissionais habilitados
Testes e emissão de laudo e ART devem ser feitos seguindo NBR 12188.

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email