blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

A importância do planejamento de equipamentos hospitalares

A construção de um hospital ou clínica é um grande desafio.Daí a necessidade de planejar, fazer um projeto, construir e equipar com rapidez e eficiência. Considere que o sucesso dependerá, em grande parte, desse passo a passo. Muitas vezes, não basta ter o melhor design, a tecnologia mais avançada e os médicos mais renomados: a administração hospitalar também é de vital importância.

Um hospital também faz parte do desenvolvimento econômico da sua região e é uma importante ferramenta para programas de saúde pública e de assistência social. E isso tudo demanda um planejamento, inclusive no que diz respeito aos equipamentos hospitalares.

Para entender melhor essa relação, continue lendo. O artigo de hoje aborda os principais tópicos do assunto.

Por que é necessário ter um planejamento de equipamentos hospitalares?

O planejamento se faz necessário, não só nos grandes complexos hospitalares. Ele é indispensável até mesmo para hospitais rurais. Os custos para manter uma instituição de saúde são altos. Soma-se a isso a necessidade de suprir demandas urgentes. Antecipar problemas e soluções é a melhor saída.

As técnicas e projetos de construção de hospitais tiveram uma evolução importante nos últimos anos. O planejamento de equipamentos é um processo que começa no momento em que se decide construir o hospital e perdura enquanto ele existir, já que reestruturações e substituições podem se fazer necessárias.

Quem faz o planejamento de equipamentos hospitalares?

planejamento de equipamentos hospitalares

Antes de mais nada, devemos ter em mente que são necessários conhecimentos específicos para planejar um hospital. Além da questão financeira, pensar nos equipamentos hospitalares traz à tona a necessidade de profissionais que tenham precedentes técnicos nessa área, tão importantes quanto os gerentes de compras.

Esse conhecimento técnico traz algumas vantagens como:

  • Engenheiros e arquitetos, por seu conhecimento técnico, são capazes de tomar decisões mais acertadas;
  • O progresso da construção é mantido dentro dos prazos de entrega programados;

Pessoas com treinamento acadêmico em áreas relacionadas à ciência médica, tecnologia biomédica, enfermagem, administração, gestão de pessoal, etc.costumam ser as mais indicadas para realizar o planejamento. Além disso, é necessária uma grande capacidade de análise e tomada de decisão para enfrentar e resolver os diferentes problemas que provavelmente surgirão ao longo do processo.

É importante também levar em conta a experiência anterior no manuseio de equipamentos hospitalares, como compra e manutenção. Seu conhecimento deve ir além das necessidades e operação, mas engloba também a durabilidade, desempenho e requisitos. Não nos esqueçamos ainda das habilidades no tratamento interpessoal, pois sua função exige estar em contato e coordenar o trabalho de pessoal de diferentes áreas e hierarquias, dentro e fora da instituição.

Independentemente de você fazer todo esse planejamento internamente ou de contratar uma empresa terceirizada para fazê-lo, tudo deve começar quando é tomada a decisão de construir o hospital ou iniciar o trabalho de reforma ou expansão. É a maneira mais segura de que as decisões sejam tomadas corretamente, especialmente quando se fala em reforma da unidade em funcionamento, sem que a rotina diária seja prejudicada.

Em resumo, pode-se dizer que o planejamento de equipamentos hospitalares é de suma importância e deve ser feito por alguém que, a qualquer momento, tenha uma melhor perspectiva do panorama geral, bem como de cada detalhe em particular, com absolutamente todas as suas consequências, repercussões ou implicações.

E você, tem alguma dúvida sobre planejamento de equipamentos hospitalares? Conhece algum case de sucesso? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência.

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email