blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Manutenção de gás residencial – você já fez a sua?

A manutenção de gás residencial nem sempre indica que há um problema no sistema. Ela pode ser preventiva, apenas para se assegurar de que tudo está bem. Trata-se do seguimento de uma premissa legal, uma vez que verificar o sistema periodicamente é obrigatório, sob pena de ficar sujeito às sanções legais.

Um sistema de gás pode ser benéfico e seguro para todos os usuários quando instalado por profissionais competentes. Por outro lado, quaisquer falhas nesse processo inicial podem comprometer todo o funcionamento a longo prazo. E estamos falando de um combustível, o que significa que um problema pode se tornar sinônimo de explosão ou asfixia.

Quer entender como funciona a manutenção de gás residencial? É só acompanhar a leitura abaixo.

PRECISA DE MANUTENÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL EM BH? CHAME A ENGETHINK!

Como funciona a manutenção de gás residencial?

Manutenção de gás residencial

Primeiramente, um sistema de gás encanado só entra em uso após um teste de estanqueidade, que tem como principal objetivo garantir que não há vazamentos. Entretanto, por mais que tenha a instalação seja boa, seus componentes ficam sujeitos ao desgaste por uso.

Isso significa que não é porque tudo deu certo no teste inicial, que podemos ficar despreocupados a vida inteira. A cada período, previamente estabelecido pela autoridade que rege o assunto na sua região, ou mesmo pela empresa instaladora do seu sistema, você precisa realizar uma manutenção preventiva, que consiste basicamente em uma vistoria e na repetição do teste.

A cada vez que se faz o teste, emite-se um laudo que comprova a aprovação do sistema para uso. Entretanto, é possível realizar o processo a qualquer época, ainda que o prazo do teste não tenha vencido, sempre que houver cheiro de gás ou qualquer suspeita de vazamento.

A manutenção cumpre requisito legal?

Além de garantir a segurança de todos os usuários, a manutenção ainda é uma forma de manter-se em dia com a lei. Dessa forma, teste de estanqueidade fica estabelecido pela NBR 15571, que trata de todas as suas particularidades. Já a NBR 15526 fala sobre todos os requisitos para um sistema de gás encanado, inclusive a questão das manutenções.

Imagine que ocorra uma explosão ou qualquer outro tipo de acidente em seu sistema. Se o laudo para funcionamento não estiver em dia, o caso pode ser apontado como negligência. O não cumprimento da lei pode colocar as pessoas em risco, e você será responsabilizado por isso.

Quem pode realizar essa manutenção?

A manutenção a qual nos referimos precisa ser realizada por profissionais capacitados. Contratar uma empresa de engenharia especializada é o melhor caminho para bons resultados. Muitas vezes, é possível proceder com a instalação do sistema, as manutenções e até mesmo o serviço de assistência técnica pela mesma empresa.

Em síntese, em outros casos, quando o sistema já está funcionando, é possível contratar apenas as manutenções e assistência técnica. Por fim: lembre-se de que nunca é tarde para regularizar o seu sistema e proporcionar conforto e segurança para todos os usuários.

E você? Está em dia com essa questão? Se a resposta for não, ou mesmo se não tiver certeza, entre agora mesmo em contato conosco. Temos especialistas capacitados para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

PRECISA DE MANUTENÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL EM BH? CHAME A ENGETHINK!

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email