blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Linha de ar comprimido- Materiais, componetes e funcionamento- Engethink

No mundo moderno da pneumática, os compressores de ar são vitais para as operações de fábricas e oficinas em todo o mundo. Os compressores de ar são uma invenção relativamente recente no contexto da história da era das máquinas.

Antes dos compressores de ar, muitas ferramentas obtinham pressão através de sistemas complicados com correias, rodas e outros componentes grandes. Essas máquinas eram enormes, pesadas e caras, e normalmente fora do alcance de muitas pequenas empresas. Hoje, os compressores de ar têm várias formas e tamanhos, e você pode encontrá-los em grandes lojas e oficinas de automóveis. Neste artigo iremos explicar como funciona uma linha de ar comprimido

 

instalação e projeto de ar comprimido

Componentes de um sistema de ar comprimido

linha de ar comprimido

Os sistemas de ar comprimido geralmente possuem os seguintes componentes:

  • Compressor
  • Refrigerador de ar
  • Tanque de armazenagem
  • Filtro
  • Secador
  • Condensador
  • Sistema de distribuição- linha de ar comprimido

compressor produz ar comprimido na pressão necessária.

tanque atua como um reservatório para armazenar e resfriar o ar comprimido e ajuda a garantir que o sistema possa lidar com as variações na demanda.

refrigerador, filtro e o secador tratam o ar em diferentes pontos do sistema. Eles removem impurezas como água, sujeira e óleo do ar aspirado pelo compressor.

O ar comprimido é distribuído através de uma linha de ar de cobre, aço ou PEAD. 

A linha de ar comprimido é o conjunto de tubos e conexões que distribui o ar para os equipamentos pneumáticos.

 

Quais setores e empresas utilizam ar comprimido nos seus processos

Os seguimentos que mais utilizam linhas de ar comprimido são:

 

1. Construção

A construção civil utiliza compressores de ar para uma variedade de ferramentas e equipamentos pneumáticos. Os compressores são as fontes mais eficientes para operações de perfuração, manuseio e elevação. 

Os compressores de ar abrangem o acionamento de outras ferramentas portáteis, pois oferecem uma fonte de energia móvel que não superaquece. Tanto em locais internos quanto em obras, este é um elemento de segurança essencial.

 

2. Fabricação

Talvez nenhuma indústria confie tanto na natureza multifacetada do ar comprimido quanto na manufatura. Desde a fabricação de plásticos e metais até as embalagens de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, os equipamentos de parafuso rotativo não apenas aumentam a produtividade de fabricação como são essenciais.

Na fabricação de alimentos e bebidas e produtos farmacêuticos, produtos livres de contaminantes e hermeticamente fechados são obrigatórios. O equipamento de parafuso rotativo fornece essa vedação limpa, além de alimentar equipamentos como correias transportadoras, pulverizadores, prensas e embalagens.

As aplicações deste equipamento também se estendem aos plásticos e outras manufaturas de moldagem e modelagem. Fluxos de ar estáveis ​​e robustos fornecem acabamentos de produtos, bem como a limpeza dos componentes.

 

3. Agricultura 

 Algumas dessas máquinas que estão no centro da agricultura incluem tratores, pulverizadores e bombas e transportadores de colheitas.

 

4. Setor de Energia

A perfuração de petróleo encontrou uma funcionalidade particular em compressores de ar. Somente nas operações de plataformas de petróleo, equipamentos de perfuração confiáveis ​​e seguros são essenciais para a segurança da tripulação. 

 

5. Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado 

Os modelos de parafusos rotativos são freqüentemente incorporados aos sistemas de fornecimento de ar. Essas peças executam rotineiramente o que é conhecido como refrigeração por compressão de vapor, onde os parafusos rotativos comprimem os vapores do ar, elevando sua temperatura e modulando os importantes ciclos de refrigerante que sinalizam o resfriamento dos sistemas. 

 

6 Hospitais, clinicas médicas e odontológicas

O ar comprimido é um dos gases medicinais citados na NBR 12188 e é utilizado para levar substâncias medicamentosas para pacientes por via respiratória, acionamento de equipamentos pneumáticos e limpeza

 

Quais equipamentos uma linha de ar comprimido pode atender?

 

A linha de ar comprimido pode ser usada ​​para uma ampla variedade de tarefas. Alguns dos equipamentos que funcionam bem com o ar comprimido incluem:

  • Parafusadeiras
  • Moedores
  • Pistolas de pulverização e pintura
  • Grampeadores
  • Ferramentas de corte
  • Máquinas industriais;
  • Ferramentas pneumáticas em geral

 

Como é produzido o ar no compressor?

Os compressores aumentam a pressão e reduzem o volume do ar, eles que geram ar para a linha de ar comprimido. A maioria dos compressores usa a tecnologia de pistão alternativo.

Um compressor de ar normalmente usa:

  • Um motor elétrico ou a gás
  • Uma válvula de entrada e descarga para aspirar e liberar ar
  • Uma bomba para comprimir o ar
  • Um tanque de armazenamento

O compressor aspira ar e cria um vácuo para reduzir seu volume. O vácuo empurra o ar para fora da câmara e para dentro do tanque de armazenamento. Quando o tanque de armazenamento atinge a pressão máxima do ar, o compressor desliga. Esse processo é chamado de ciclo de serviço. O compressor ligará novamente quando a pressão cair abaixo de um número específico.

.

Materiais da linha de ar comprimido

A linha de ar comprimido é relativamente fácil de instalar e o custo varia de acordo com a tubulação usada. A tubulação pode ser de: tubos de cobre, tubos de ferro preto e alguns casos utilizam o PEAD.

Uma consideração ao utilizar o ferro é a corrosão; À medida que o compressor aumenta a pressão do ar, ele comprime o vapor de água que se condensa dentro da linha. A corrosão da linha é causada pela água formada no processo de compressão.

O cobre é durável, pois não apresenta problemas de corrosão. O processo de união é por solda.

Tubo de ferro preto é usado em muitas aplicações industriais com altas pressões. É provável que corroa com o tempo, mas tem a menor probabilidade de quebra do tubo devido à alta pressão interna. O tubo é interligado por conexões rosqueadas. Modificações posteriores nas linhas de distribuição são muito difíceis.

Às vezes, o PEAD é de baixo custo e não apresenta problemas de corrosão. Sua fraqueza é fragilidade a resistência mecânica e a pressão (limitado).

 

instalação e projeto de ar comprimido

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email