blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Laudo de estanqueidade – Entenda!

Um sistema de gás encanado seguro e eficaz conta com toda a documentação exigida por lei para seu funcionamento. Toda tubulação começa com um projeto, e a instalação deve ser fiel a ele. Além disso, a liberação para que se inicie o uso depende ainda de outros papéis, como a ART (Anotação de responsabilidade técnica) e o laudo de estanqueidade.

É sobre esse último que vamos falar hoje. Trata-se de um documento de suma importância, uma vez que é ele que garante que não há vazamentos no sistema. E ainda que tais eventos aconteçam, ele prova que foi feito tudo o que a lei exige para que não ocorresse. Assim, não se pode falar em negligência ou falha do responsável pelo sistema.

Quer saber tudo sobre o laudo de estanqueidade? Então continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

blank

O que é o laudo de estanqueidade?

O laudo de estanqueidade é um documento que comprova que não há vazamentos no sistema. Ele é emitido a partir de um teste obrigatório que acontece antes de colocar o sistema em uso. Assim que se termina a instalação da tubulação de gás, é importante verificar se não há vazamentos.

Dessa forma, utiliza-se o seguinte mecanismo: enche-se o sistema de ar comprimido, gradativamente, até atingir uma pressão determinada. Assim que estabilizado, aguarda-se um tempo. Caso a pressão se mantenha, isso significa que tudo está em dia com o sistema. Entretanto, se acontecer uma despressurização, a suspeita é de que haja um vazamento.

Nesse caso, o próximo passo é localizá-lo e proceder com o reparo. Além do momento logo após a instalação, esse teste deve se repetir periodicamente, conforme determinado pela entidade responsável ou pela empresa instaladora. Esse prazo representa a validade do documento, que precisa da renovação em dia. Há ainda uma situação extra na qual é importante renová-lo: sempre que houver cheiro de gás ou suspeita de vazamento no sistema.

Qual a premissa legal para o laudo de estanqueidade?

O laudo de estanqueidade segue a NR13 e NBR 15526 da ABNT. Ele é determinado nessa lei, que versa sobre os requisitos mínimos para integridade de sistemas de gás encanado, entre outros itens. Quando lidamos com combustíveis, a segurança é fundamental, uma vez que trata-se de fluídos que podem causar explosões ou mesmo asfixia por inalação.

É por isso que existe até lei específica para tratar sobre o assunto. Ela define o teste, e determina que o equipamento não seja utilizado sem a sua realização. Sendo assim, o laudo de estanqueidade está longe de ser um mero opcional. ele é item obrigatório e pode trazer problemas legais para quem não o realizar.

Imagine os seguintes cenários: uma fiscalização periódica que vai solicitar todos os documentos do seu sistema; e a ocorrência de um acidente. Lembra que dissemos que não há meios de garantir 100% a segurança de um sistema? Então… o teste de estanqueidade reduz grandemente essas ocorrências, mas isso não significa que você está totalmente imune a elas. Assim, quando ocorre um acidente, avalia-se os documentos para verificar se houve negligência.

É o laudo de estanqueidade que vai comprovar, em ambos os casos, que você está agindo de forma correta e responsável, fazendo a sua parte em busca de segurança para todos os envolvidos e usuários do sistema.

Também há a NR 15571, que determina os profissionais responsáveis pela segurança do sistema, que engloba também o teste. Ela estabelece também as condições para a realização do teste, como a limpeza das tubulações após o procedimento. Afinal, o documento só será válido e trará resultados se o passo a passo necessário for, de fato, cumprido.

Por que emitir o laudo?

Como dissemos, a não emissão do laudo de estanqueidade traz uma série de consequências legais e funcionais, que você pode perfeitamente evitar, seguindo corretamente os procedimentos necessários. Se você deseja zelar pela vida de todos os usuários do seu sistema e viver na tranquilidade de estar em dia com a lei, seu sistema precisa contar com o teste de estanqueidade em dia.

Entenda que o serviço profissional traz benefícios para todos os envolvidos, já que um sistema em bom funcionamento não vai apresentar vazamentos; incorrerá em uma cobrança justa e trará tranquilidade e segurança para todas as pessoas que vivem e/ou trabalham no local.

Como ter acesso ao laudo de estanqueidade?

Pode ser que você já tenha um sistema instalado e não tenha certeza se há mesmo esse laudo, ou esteja até com dificuldades em localizá-lo entre seus documentos. Ou então esteja pensando em instalar um sistema em seu empreendimento em construção e não tenha ideia de como garantir que ele será feito em dia com as leis necessárias, inclusive no que diz respeito ao teste.

Assim, é importante encontrar profissionais qualificados para realizar o trabalho. O melhor a fazer, nesse caso, é contar com uma empresa de engenharia especializada, que conta com toda uma equipe para atendê-lo. É importante que essa empresa tenha um registro no CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia) da sua cidade e um engenheiro responsável por todos os serviços.

Para quem vai instalar o sistema, essa empresa pode realizar todo o trabalho, desde o projeto, até a instalação e os testes necessários. Mas se você já tem um sistema não regularizado, essa empresa também pode ajudá-lo. Afinal, nunca é tarde para estar em dia com a legislação e se preocupar com a segurança das pessoas.

Onde encontrar esses profissionais?

Você pode pesquisar pelas empresas que realizam esse serviço em sua cidade. Ainda que a busca retorne diversos resultados, é possível considerar alguns quesitos para fazer a escolha certa. Empresas que têm histórico de sucesso junto aos seus clientes devem ser consideradas. Mas isso não é regra: você pode observar apenas se as críticas positivas se sobrepõem às negativas. Não é possível agradar a todos, é claro, mas uma empresa com muitos clientes insatisfeitos vale um alerta.

Também é importante observar a experiência da empresa no mercado e o perfil dos profissionais envolvidos. Algumas, inclusive, disponibilizam essa informação para os usuários. Para quem está em Minas Gerais, mais especificamente em Belo Horizonte, vale consultar a Engethink e ter acesso ao melhor serviço da região.

blank

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email