blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Instalador de gás residencial – preciso mesmo de um?

O instalador de gás residencial é o profissional responsável pela implantação de sistemas de combustíveis encanados em condomínios ou mesmo residências comuns. Não estamos falando em um pedreiro, construtor, encanador ou outro trabalhador mais genérico, mas de uma especialidade que envolve conhecimento e responsabilidade.

O sistema de gás encanado é o mais comum em condomínios residenciais. A lei não permite ter um botijão dentro de um apartamento. Assim, surgiu essa solução como um meio seguro de ter acesso ao combustível. Trata-se de uma grande vantagem, já que o abastecimento é contínuo.

Quer entender melhor o trabalho do instalador de gás residencial? É só continuar a leitura abaixo.

instalador de gás residencial

PRECISA DE INSTALAÇÃO DE GÁS- CLIQUE AQUI!

Como funciona a instalação de gás residencial?

Primeiramente, condomínios novos precisam solicitar uma instalação de gás encanado. O processo deve passar por algumas etapas, que acontecem normalmente por meio de uma empresa de engenharia especializada. Trata-se de uma forma segura de ter acesso ao sistema.

Tais empresas contam com uma equipe especializada que visitará o local e avaliará, juntamente com o contratante, as reais necessidades e possibilidades. Em seguida, realiza-se o projeto, que consiste em um documento com todos os itens que se vai utilizar, as respectivas quantidades e o caminho seguido pela tubulação.

O sistema real deve ser o mais fiel possível a esse projeto pois, além de ser um importante respaldo legal, ele ainda garante a segurança em possíveis modificações futuras do sistema. Após a instalação, o sistema só entra, de fato, em uso, após o teste de estanqueidade.

Há empresas que, além da instalação, ainda realizam as manutenções periódicas (em prazos estabelecidos por determinação de autoridade da sua região ou da própria empresa instaladora). E há o serviço de assistência técnica, para o qual você pode ligar sempre que surgir alguma situação adversa ou suspeita de vazamento no seu sistema.

Qual a função desse profissional?

Normalmente, o instalador ao qual nos referimos é o responsável pelo projeto. Todo sistema deve ser assinado por um engenheiro formado e seguido de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Embora esse profissional não realize apenas a instalação, ele é conhecido mais especificamente por ela.

Você pode contratar um engenheiro autônomo para realizar o trabalho, mas o melhor é encontrar uma empresa, que conta com toda uma equipe de apoio. Lembre-se de que ela precisa ter um registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua cidade e contar, de fato, com um engenheiro responsável em seu quadro de pessoal.

Além de passar por todas as etapas desse projeto, o profissional pode ainda fazer a mudança do sistema coletivo para o individual, alterar pontos de gás e identificar vazamentos a fim de solucioná-los. Ele também pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, proporcionando assim um ambiente seguro para todos os usuários.

Para moradores de residência comum, ele pode ajudar puxando o gás encanado da rua para dentro do local. Tudo com eficiência e segurança!

Quais as responsabilidades desse profissional?

A instalação de gás residencial segue a norma 15526, vigente desde 2016. Ela versa sobre todas as diretrizes e cuidados necessários para que o processo ocorra de forma segura e eficiente. Afinal, estamos falando de um combustível, cujo vazamento pode levar a explosões ou asfixia por inalação. Muitas vezes, o gás vaza do sistema por irregularidades na instalação. Isso normalmente acontece quando ela não é realizada pelo profissional indicado.

Portanto, dentre as responsabilidades do instalador de gás está o conhecimento pleno dessa e das demais normas envolvidas, bem como o seu cumprimento em todos os serviços prestados. Além disso, ele deve ser engenheiro, responsável e estar sempre disposto a atualizar-se em seus conhecimentos, de modo a aplicá-los de forma coerente e disciplinada.

Normalmente, ele não desempenha somente essa função. Você dificilmente vai encontrar alguém que faz só a instalação do sistema. Engenheiros que atuam no ramo estão aptos a desenvolver o projeto, fazer a instalação e realizar manutenções. Por essa razão, ele costuma atuar em empresas de engenharia especializada. Quando você contrata o serviço, uma equipe vai até o local e você tem a opção de realizar desde o projeto até as manutenções com a mesma empresa.

As tarefas e responsabilidades de um instalador de gás residencial

  1. Instalação de tubulações de gás para fornecer gás a cozinhas, aquecedores, chuveiros, fogões a gás, entre outros.
  2. Verificação e manutenção de sistemas de gás existentes, incluindo vazamentos, regulagem de pressão e substituição de peças.
  3. Instalação de medidores de gás e conexões de gás para aparelhos.
  4. Trabalho em estreita colaboração com outros profissionais, como encanadores e eletricistas.
  5. Cumprimento de regulamentações e normas de segurança, incluindo códigos de construção e regulamentos de segurança de gás.
  6. Fornecimento de suporte técnico e consultoria aos clientes.
  7. Treinamento de usuários finais sobre o uso seguro e correto dos aparelhos de gás
  8. Acionar o profissional habilitado (engenheiro) sempre que tiver alguma dúvida

Posso contratá-lo apenas para a instalação?

Há pessoas que contrataram alguém para elaborar o projeto de um sistema de gás mas, por algum motivo, não procederam com a instalação. Meses (ou anos) mais tarde, decidem retomar e precisam de alguém apenas para colocá-lo em prática. Ou então, pode ser que o engenheiro que projetou não faz instalações. Essas são situações nas quais você pode precisar apenas de alguém para instalar.

Se você estiver nessa situação, converse com uma empresa de engenharia e verifique a possibilidade de somente instalar. Os profissionais vão avaliar o seu projeto e, se tudo estiver em conformidade com a lei, farão a instalação. Em seguida, você terá a opção de contratar as manutenções periódicas, que devem se realizar conforme periodicidade indicada.

Por fim, há ainda o serviço de assistência técnica, que pode vir junto no pacote que você escolher. Na verdade, o instalador de gás pode realizar todos esses serviços. Cabe a você conversar com a empresa para a qual ele atua sobre a sua necessidade e verificar que possibilidades ela oferece. Algumas permitem pacotes personalizados, inclusive.

Que cuidados devemos ter na hora de contratar o instalador de gás?

Ao contratar esse serviço, é preciso tomar alguns cuidados. Você precisa certificar-se de que o profissional tem a formação necessária e que a empresa é autorizada pelo CREA e as demais autoridades cabíveis a realizá-lo. Trata-se de uma forma de garantir a segurança de todos os usuários do sistema e ainda estar em dia com a lei. Você não vai correr o risco de se deparar com algum acidente e nem de ser multado ou responsabilizado diante de uma fiscalização que observa seus documentos. Se encontrar um serviço completo e experiência de mercado, melhor ainda.

E você? Já tem um sistema de gás encanado? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.

PRECISA DE INSTALAÇÃO DE GÁS- CLIQUE AQUI!

instalador de gás residencial

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email