blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Instalação de nitrogênio – Como fazer?

Tanto na indústria quanto na saúde, uma instalação de nitrogênio pode ser necessária. Trata-se de um gás inerte, que não participa da respiração e nem da combustão. Presente também em fertilizantes e ácido nítrico, o nitrogênio pode ainda ser usado no congelamento de células e em diversos processos que ocorrem dentro e fora de fábricas.

O nitrogênio é o sétimo elemento mais abundante na natureza, e normalmente é retirado da atmosfera por processo de destilação ou liquefação. A partir daí, pode ser sintetizado junto com outras substâncias ou trabalhado em processos industriais, a fim de obter um produto que vai ajudar em outras funções. Trata-se de um componente químico versátil e importante em diversos setores.

Quer entender melhor como funciona e para que serve a instalação de nitrogênio? Então, continue a leitura abaixo.

Está a procura dessa empresa? Acesso nosso site a conheça a Engethink.

O que é nitrogênio?

O nitrogênio foi descoberto em 1772 e, a princípio, era tratado como um gás nocivo, já que parecia incompatível com a manutenção da vida. Em 1790, Jean-Antoine Claude Chaptal o batizou de nitrogênio, por ele ter se tornado parte de seus estudos e pesquisas sobre nitratos. Estamos falando de um composto químico de baixa densidade, encontrado abundantemente na atmosfera, como parte da composição de alguns dos seus gases.

Para que serve o nitrogênio?

Primeiramente, o nitrogênio pode se aplicar na indústria e na saúde. Em ambos os casos, ele pode fluir através de uma tubulação construída para esse fim. Após ser separado dos demais componentes do ar atmosférico, o nitrogênio puro obtido é armazenado em cilindros e direcionado para a aplicação necessária.

Nitrogênio na indústria

Na indústria, as principais aplicações de nitrogênio são:

  • Produção de amônia – A amônia tem papel importante no congelamento de alimentos e na produção do “gelo seco”. Também é empregada nas indústrias para manter o resfriamento das áreas necessárias;
  • Tanques de combustível – Você sabia que o nitrogênio faz parte dos combustíveis empregados em foguetes?
  • Veículos de alto desempenho – O nitrogênio serve para encher pneus de carros de corrida;  
  • Aço inox – O nitrogênio é um dos componentes na fabricação do aço inoxidável;
  • Adubo – O gás ainda está presente em adubos, já que ajuda a formar sais de nitratos de ureia.

Nitrogênio na saúde

instalação de nitrogênio

Além de todos esses processos, o nitrogênio também se aplica a alguns ramos da medicina. Veja abaixo quais são os principais:

  • Congelamento – Você conhece alguma mulher que já congelou seus óvulos para poder dedicar-se à carreira e ter filhos mais tarde? Pois bem, o nitrogênio é um dos principais componentes utilizados no processo de congelamento, tanto de óvulos de espermatozoides, quanto de amostras para transplante;
  • Medicina nuclear – Alguns equipamentos de tomografia computadorizada necessitam desse combustível para desempenhar suas funções;
  • Régua de gases – O nitrogênio, e sua versão medicinal, é um gás de alta pureza, utilizado principalmente em equipamentos cirúrgicos. Em alguns estabelecimentos da saúde, ele representa um dos componentes da régua de gases, e se direciona à aplicação por meio de um sistema planejado.

Como ter acesso ao nitrogênio?

Para aplicar nitrogênio em sua indústria ou hospital, você precisa contratar um serviço especializado de instalação do gás. Após ser extraído da natureza, ele costuma ficar armazenado em cilindros específicos. Em um hospital ou clínica, por exemplo, é necessário construir uma central de gases, onde o cilindro de nitrogênio ficará junto aos dos demais componentes.

A tubulação por onde esse gás passa deve ser de material específico, indicado por empresa especializada. Também todas as conexões e mangueiras, bem como as cores de identificação para o gás (no caso do nitrogênio medicinal) devem seguir a normas e leis específicas. O mau uso pode colocar em risco todos os envolvidos, inclusive a vida das pessoas, já que estamos falando de um componente medicinal.

Quem faz a instalação do nitrogênio?

Seja em uma indústria ou hospital, a instalação do nitrogênio demanda conhecimentos em engenharia. É por isso que você deve contratar uma empresa especializada para fazê-la. O construtor, o arquiteto ou quaisquer outras pessoas envolvidas na construção do empreendimento não têm a formação necessária para realizar uma instalação segura e efetiva.

É por isso que, não importa se o seu empreendimento está em fase de construção ou se o sistema de nitrogênio será uma novidade que você vai incorporar agora a algo que já está em funcionamento: você precisa de um trabalho profissional. E o melhor a fazer é buscar isso em uma empresa que presta serviços em engenharia.

Como escolher quem vai instalar o meu sistema?

Pode ser que, ao começar a pesquisar por esse tipo de serviço, você se depare com diversas opções de empresas, oferecendo inúmeros diferenciais para atendê-lo. Isso significa que, é preciso ficar atento a alguns detalhes que, na prática, farão toda a diferença na qualidade do atendimento oferecido.

  • Certificação e registro – A empresa precisa contar com um “selo de qualidade”, algo que indique que ela realmente faz um bom trabalho. Assim, vale observar se ela possui registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da região em que atua e se está com toda a documentação em dia para funcionar;
  • Profissionais – Ainda que a empresa tenha o devido registro, isso não é garantia de que ela conta com um engenheiro responsável em seu quadro de funcionários. Trata-se de algo necessário, já que é esse profissional que vai acompanhar e orientar todo o trabalho;
  • Experiência e feedback – É claro que as melhores empresas também já foram novas no mercado um dia. Entretanto, optar por empresas que já atuam há algum tempo e que têm boa avaliação por seus clientes é uma garantia a mais de um trabalho bem feito;
  • Serviços oferecidos – Uma empresa que, além do projeto e instalação do gás, ainda oferece assistência técnica e suporte adicional merece toda a sua atenção. Trata-se de mais uma prova de que ela confia em seu próprio trabalho.

A instalação do nitrogênio demanda cuidados e profissionalismo. É por isso que escolher quem vai realizá-la é uma grande responsabilidade. Não negligencie, portanto, o seu papel de fazer essa escolha. Trata-se de uma forma de zelar pela saúde e integridade dos usuários, ao mesmo tempo que presta um serviço de qualidade.

Está a procura dessa empresa? Acesso nosso site a conheça a Engethink.

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email