blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Pré-requisitos de instalação de autoclave

Autoclaves são essenciais em ambientes que exigem esterilização de instrumentos. É por isso que são usados tanto no campo médico quanto no industrial. Graças a esse importante equipamento, é possível manter boas condições de uso de determinados itens, além de garantir a segurança de quem os manuseia.

Muito usado em estabelecimentos hospitalares, uma autoclave é um recipiente hermético que tem a capacidade para armazenar vapor sob alta pressão por longos períodos.Esse vapor pode ser à base de água ou óxidos de etileno. Além disso, o modelo e capacidade da autoclave varia de acordo com o objetivo e o material a ser esterilizado.

Quer entender melhor os requisitos para instalação de autoclave? Acompanhe nosso artigo de hoje com as ressalvas sobre a instalação da autoclave.

Níveis de biossegurança para instalação de autoclave

instalação de autoclave

Quando pensamos em microrganismos infecciosos surge a necessidade de uma série de medidas de proteção, tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Esse conjunto de medidas de segurança é denominado BSL e é gerenciado por padrões internacionais, que as classifica em quatro níveis.

Nível 1 – Trabalho microbiológico padrão

É aquele que praticamente não traz riscos de infecções a adultos saudáveis. Dispensa o uso de equipamentos de segurança especial ou barreiras primárias. Basta tomar medidas comuns de higiene e desinfecção.

Nível 2 – Riscos de infecção

Há risco de infecções via erupções da pele, ingestão ou exposição de mucosas. Requer treinamento e acesso restrito. Objetos pontiagudos denotam atenção especial. A autoclave é essencial.

Nível 3 – Comum para laboratórios

Requer uso de roupas e equipamentos especiais, que devem ser devidamente desinfectados. Vedação e ventilação de portas devem seguir protocolos.

Nível 4 – Alta periculosidade

Envolve agentes muito perigosos, que apresentam alto risco de doença e contágio. Recomenda-se ambiente com pressão de ar negativa, em área preferencialmente isolada e vestimenta de proteção completa.

Parâmetros da autoclave

Considera-se que uma autoclave oferece três parâmetros que são:

  • Clima;
  • Temperatura;
  • Pressão.

Uma esterilização verdadeiramente eficaz não deve ocorrer de forma acelerada, emborahaja quem acredite que um tempo mais curto a uma temperatura muito mais alta pode ser uma solução para alguns tipos de emergência. A temperatura a ser atingida deve estar entre 121°C e 134°C. A pressão também varia, normalmente entre 20 a 32 libras.

O local onde a autoclave será instalada deve ser estudado. Há vários fatores que precisam ser levados em conta, como fluxo de uso, carga de trabalho, tipo de contaminação, sistemas de ventilação e filtragem do ar, dentre outros. Todas essas e algumas outras características estão incluídas nos regulamentos oficiais que versam sobre o assunto.

Vale lembrar ainda que é necessário prestar atenção especial ao fornecimento de energia e água, às saídas de ar e de vapor, bem como válvulas de segurança, riscos em caso de falhas ou vazamentose quaisquer outros detalhes que possam constituir fator de risco ou resultar na propagação de agentes infecciosos ou poluentes.

NR 13 e a inspeção do vaso de pressão da autoclave

O Ministério do Trabalho através de sua norma regulamentadora exige que antes de operar o equipamento seja feita inspeção segundo NR 13 com emissão de laudo e art desse teste. Na mesma norma a definição de prazos de inspeções periódicas

Caso precise de inspeção segundo NR 13 em sua autoclave, faça contato com a Engethink!

Conclusão sobre instalação de autoclave

Instalar uma autoclave, portanto, envolve uma série de análises e cálculos. É importante levar em conta cada detalhe, para que o propósito do equipamento, que é o de prevenir a contaminação, seja devidamente cumprido.

Gostou do post? Não guarde essas informações só para si. Compartilhe-as agora mesmo em suas redes sociais!

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email