blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
blank
Serviços Especializados em Vasos de Pressão de Gás Natural, GLP e Outros

Adequação a norma NR 13 | Periodicidade das Inspeções de Segurança para Vasos de Pressão

A norma regulamentadora número 13 do Ministério do Trabalho dispõe de requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural das caldeiras de vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação, visando a segurança e saúde dos trabalhadores.

A norma estabelece que todo vaso de pressão deve ser instalado de um modo que todos os drenos, respiros, bocas de visita e indicadores de nível, pressão e temperatura, quando existentes, sejam de fácil acesso.

Inspeções em vasos de pressão por ultrassom ou hidrostático.

O principal objetivo nesse procedimento é a detecção interna de defeitos em materiais ou para a medição de espessura de paredes e detecção de corrosão.

Emissão de laudo e ART assinado por engenheiro mecânico.

ART é a Sigla de Anotação de Responsabilidade Técnica onde os profissionais registram as responsabilidades técnicas dentro de um trabalho executado.

Classificação do vaso com memória de cálculo.

Nosso corpo técnico está apto a realizar projeto básico e memória de cálculo de vasos de pressão, Caldeiras, tubulações e esferas, além dos Desenhos de fabricação e detalhamento.

Inspeção visual com ensaio fotográfico.

Temos uma equipe de técnicos e engenheiros habilidosos para realizar inspeções visuais e fotografar em alta qualidade toda a operação.

Livro de Registro de Segurança, conforme itens 13.1.7 e 13.6.5 da NR-13

As recomendações decorrentes da inspeção devem ser registradas e implementadas seguindo os parâmetros com a determinação de prazos e responsáveis pela execução.

Fornecimento de placa de identificação NR-13 (Adesivo CAT)

Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com informações essenciais.

Serviços de Inspeção de Vasos de Pressão de sistemas de gás de condomínios / Prédios

Inspecionar o sistema de gás do condomínio é obrigatório apenas quando o local está renovando o seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Nesse momento, o Corpo de Bombeiros pede um atestado, de um engenheiro, com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), indicando que está tudo dentro da norma ABNT NBR 15.526/2012 (versão corrigida: 2016)

Mesmo sem a obrigação de fazer um check up anual no sistema de gás, muitos síndicos tomam essa iniciativa buscando cercar o condomínio de segurança. Importante frisar que a empresa contratada deve ser especializada em efetuar esse tipo de serviço.

  • O que são vasos de pressão?

    Trata-se de reservatórios que não têm apenas um único tamanho ou tipo. Eles têm várias dimensões, para atender qualquer tipo de empresa e produto. Também podem ser usados para diferentes finalidades. A principal delas, no entanto, é regular a pressão interna, principalmente quando ela for diferente da pressão ambiente. Quando são submetidos à tensão externa, podem simplesmente armazenar seu conteúdo. Os vasos de pressão são fundamentais nesses tipos de companhias, pois também constituem um mecanismo de segurança. Conheça mais sobre vasos de pressão ao longo deste texto. Você saberá quais são seus tipos, usos e a norma que os rege.

  • Onde são utilizados vasos de pressão?

    Como mencionado anteriormente, os vasos de pressão são facilmente encontrados em empresas do setor químico e petroquímico. No entanto, indústrias de outros setores também necessitam usá-los nas suas atividades diárias. Ramos de atuação como o farmacêutico, alimentar, açúcar e álcool também devem contar com esse recurso, bem como qualquer setor que precise acomodar e escoar gases ou fluidos. Os vasos de pressão podem ser úteis em todo o processo industrial ou em uma parte dele somente. Em alguns momentos, apenas uma atividade necessita deles, mas, mesmo assim, devem ser utilizados, pois trata-se de um mecanismo não só de facilitação, mas também de segurança. O texto abordará isso mais detalhadamente mais adiante. Eles precisam ser utilizados de forma contínua, sem paradas nem para manutenção. Um único dia em que não funcionem, seja por falha ou para seu conserto, geralmente provoca um alto prejuízo para a corporação.

blank
blank