blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Consumo alto de gás? Conheça as possíveis razões

Consumo alto de gás natural ou GLP pode ter várias origens, desde uma simples sazonalidade de consumo até um vazamento de gás, muitas vezes não identificado.

Mas o que causa um consumo alto de gás? Aprenda os principais  motivos e verifique qual melhor se enquadra na sua realidade.

Consumo alto de gás

Consumo alto de gás ocasionado por um vazamento

Se sua conta mensal aumentou repentinamente sem motivo aparente, a causa pode ser um vazamento de gás. Os vazamentos de gás podem ser o resultado de aparelhos a gás mal conservados, conexões de tubulação de baixa qualidade ou corroídas, um novo aparelho a gás com defeito ou instalado incorretamente ou um vazamento na tubulação que alimenta o sistema (mesmo que você não esteja percebendo cheiro).

O que você pode fazer?

Sugerimos sempre avaliar e eliminar qualquer situação que possa levar risco à segurança das pessoas, então se não está claro a origem do problema, a primeira alternativa que recomendamos é chamar um profissional para fazer um teste na tubulação e garantir que o sistema está seguro e sem vazamento.

Possuímos um artigo que explica detalhadamente o teste, conheça mais sobre o teste de estanqueidade

Aumento no valor da conta de gás

Papel e calculadora na mesa, contas que aumentaram  na taxa de condomínio em determinado mês e que não foram comunicado podem ser uma das causas de que você associou a um aumento do consumo, porém elas não têm relação direta

O que você pode fazer:

Solicitar notas a distribuidora ou síndico das últimas compras de gás e avaliar o preço do quilo se não houve variação

Aumento de consumo de gás associado a peças e equipamentos sem manutenção

No sistema de gás GLP ou natural  possui componentes com vida útil e a norma NBR 15526 da ABNT sugere que sejam feitas manutenções preventivas no máximo em 5 anos.

Os equipamentos de utilização também devem passar por limpezas e manutenções para melhorar a eficiência da combustão/funcionamento.

O que você pode fazer:

Todos os aparelhos se degradam com o tempo. É comum que seu sistema de aquecimento ou fogão a gás se torne menos eficiente ao longo de sua vida útil e exige mais energia para produzir a mesma quantidade de calor.

Manutenções preventivas devem ser feitas regularmente por  profissionais capacitados e supervisionados por profissionais habilitados

Leitura errada do medidor de gás

A leitura e cobrança de gás em muitos locais são feitas por síndicos e porteiros que não receberam a devida instrução e acabam cometendo algum erro de metodologia ou mesmo conta

O que você pode fazer:

O artigo ao lado explica detalhadamente como deve ser feito a leitura e disponibiliza uma planilha e vídeo explicativo:

Como fazer a leitura do medidor de gás?

Sazonalidade de consumo

Em determinadas épocas do ano é mais comum o aumento do consumo de gás devido a fatores comportamentais, tais como períodos de festas, residências que utilizam aquecimento da água a gás, etc…

O que você pode fazer:

Observe o padrão de consumo na sua residência e condomínio através de um histórico de consumo. Faça campanhas educativas de uso consciente e acompanhe sua conta

Como otimizar o consumo de gás em sua residência?

Existem diversas maneiras de otimizar o consumo de gás em sua residência, tais como:

  1. Instalar dispositivos eficientes: Troque os aparelhos antigos por modelos mais modernos e eficientes em termos energéticos.
  2. Regulagem de temperatura: Mantenha a temperatura em níveis confortáveis, sem desperdícios.
  3. Vedação de janelas e portas: Certifique-se de que as janelas e portas estão bem vedadas para evitar perda de calor em sistemas de aquecimento de piso.
  4. Uso racional de água quente em sistemas de aquecimento a gás: Quando for tomar banho, evite usar água quente por muito tempo.
  5. Manutenção periódica: Conforme norma troque reguladores de pressão e outros dispositivos com vencimento.

Aplicando essas dicas, você pode otimizar o consumo de gás em sua residência e contribuir para um futuro mais sustentável.

Conclusão

A origem de um consumo alto de gás pode ser devido a uma das hipóteses citadas nesse artigo ou mesmo multifatorial sendo mais de uma causa possível. Na dúvida não hesite em chamar uma empresa especializada para melhor avaliar a situação e eliminar possíveis riscos.

Consumo alto de gás

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email