blank

Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS

Caça vazamento de gás em ação

gas vazando em PEX

É normal que as pessoas sintam medo ao perceber o cheiro de gás. Isso ocorre porque, quando há odor, presume-se que há um vazamento de gás no ambiente. No entanto, muitas pessoas não sabem que, embora a maioria dos odores de gás indique um vazamento, nem todos os vazamentos apresentam cheiro de gás. Para lidar com essas situações, é necessário contratar um serviço de caça vazamento de gás.

Isso acontece porque nem sempre é tão óbvio identificar o local exato do vazamento. Pode estar nos registros ou emendas, mas também pode ser causado por um furo na tubulação sob o solo. Portanto, uma análise cuidadosa é necessária. Com base na experiência dos profissionais e no uso de equipamentos adequados, é possível localizar o vazamento para que ele possa ser reparado.

Gostaria de entender melhor como funciona o serviço de caça vazamento de gás? Continue lendo nosso artigo hoje!

caça vazamento de gás

Como funciona o caça vazamento de gás?

Atualmente, existem técnicas que permitem localizar vazamentos de gás sem comprometer a estrutura do imóvel. Para isso, são utilizados equipamentos específicos. Entre as principais técnicas, podemos citar:

  • Detecção por partícula cobustível – Através de um detector com alta sensibilidade identifica presença de gás em determinados locais
  • Detecção acústica – Todo vazamento causa um ruído que, na maioria das vezes, é imperceptível aos nossos ouvidos. Para localizá-lo, utiliza-se um sensor capaz de amplificar os sons;
  • Gás rastreador – Insere-se uma mistura de gases não tóxicos na tubulação. Em seguida, aplica-se um analisador, que permite mensurar até onde está o vazamento;
  • Radiofrequência – Consiste em um aparelho que é conectado no início e no final da tubulação. Assim como o detector acústico, ele permite identificar o vazamento pelo ruído. Nesse caso, o técnico realiza cálculos para mapear a área que precisará ser escavada

Uma empresa especializada será capaz de indicar a melhor técnica para cada caso. Dessa forma, os serviços de escavação e reparo podem ser otimizados.

Por que esse serviço é tão importante?

Vazamentos de gás podem causar acidentes gravíssimos. Quando o gás fica acumulado em um ambiente confinado, corremos o risco de provocar uma explosão pelo simples ato de ligar um interruptor (as faíscas comuns nesse processo entram em contato com o gás).

Além disso, especialmente quando o fluído é inodoro, corremos o risco de asfixia por inalação. As pessoas presentes no ambiente podem ir inalando o gás, sem sequer perceber. Isso pode provocar desmaios, sérios danos à saúde e até mesmo a morte, caso permaneça no local por muito tempo.

É claro que o teste de estanqueidade deve ser realizado antes de colocar um sistema em uso, e repetido de acordo com a periodicidade indicada pela empresa responsável pelo seu sistema. Entretanto, vale lembrar que o fato de estar em dia com essa questão não o isenta totalmente de problemas. Toda a atenção é necessária para identificar as suspeitas de vazamento.

Como identificar um vazamento?

Além do cheiro de gás, existem outros sinais que podem indicar a presença de um vazamento. É importante observar atentamente esses pontos para identificar qualquer problema em potencial:

  1. Aumento repentino na conta de gás: Se você perceber um aumento significativo na sua conta de gás sem que tenha ocorrido um reajuste de preço ou mudanças nos seus hábitos de consumo, pode ser um indício de vazamento. Vazamentos na tubulação podem causar desperdício de gás, resultando em um consumo maior e refletindo no valor da conta.
  2. Sons de vazamento: Mesmo que o cheiro de gás não seja perceptível, preste atenção a qualquer som de vazamento, como assobios ou sibilos vindos da tubulação de gás. Esses ruídos podem indicar a presença de um vazamento e devem ser investigados imediatamente.
  3. Plantas ou vegetação afetadas: Se houver vegetação próxima à tubulação de gás, observe se há áreas com plantas murchas, mortas ou descoloridas. Vazamentos de gás podem afetar o crescimento saudável das plantas, indicando a presença de um problema.
  4. Sinais de corrosão ou danos na tubulação: Verifique se há sinais visíveis de corrosão, ferrugem ou danos físicos na tubulação de gás. Esses problemas podem levar a vazamentos e devem ser reparados prontamente.

Caso você observe qualquer um desses sinais de vazamento, é altamente recomendável entrar em contato com uma empresa especializada em caça vazamento de gás em BH. Profissionais qualificados irão inspecionar e localizar o vazamento utilizando as técnicas adequadas, garantindo a segurança do ambiente e a efetiva solução do problema.

Entendeu a importância do serviço profissional para localizar e solucionar vazamentos no seu sistema? Se você estiver precisando desse serviço, entre em contato conosco e conheça nossos profissionais altamente capacitados. Estamos prontos para ajudar a garantir a segurança da sua residência ou estabelecimento.

blank

Matérias Atualizadas Redigidas por Especialistas

Blog - Engethink

Compartilhar nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email