Manutenção De Gás Residencial – Você Já Fez A Sua?

Manutenção De Gás Residencial – Você Já Fez A Sua?

Por: Engethink - 24 de Março de 2022

Leia sobre

A manutenção de gás residencial nem sempre indica que há um problema no sistema. Ela pode ser preventiva, apenas para se assegurar de que tudo está bem. Trata-se do seguimento de uma premissa legal, uma vez que verificar o sistema periodicamente é obrigatório, sob pena de ficar sujeito às sanções legais.

Um sistema de gás pode ser benéfico e seguro para todos os usuários quando instalado por profissionais competentes. Por outro lado, quaisquer falhas nesse processo inicial podem comprometer todo o funcionamento a longo prazo. E estamos falando de um combustível, o que significa que um problema pode se tornar sinônimo de explosão ou asfixia.

Quer entender como funciona a manutenção de gás residencial? É só acompanhar a leitura abaixo.

PRECISA DE MANUTENÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL EM BH? CHAME A ENGETHINK!

Como funciona a manutenção de gás residencial?

Isso significa que não é porque tudo deu certo no teste inicial, que podemos ficar despreocupados a vida inteira. A cada período, previamente estabelecido pela autoridade que rege o assunto na sua região, ou mesmo pela empresa instaladora do seu sistema, você precisa realizar uma manutenção preventiva, que consiste basicamente em uma vistoria e na repetição do teste.

A cada vez que se faz o teste, emite-se um laudo que comprova a aprovação do sistema para uso. Entretanto, é possível realizar o processo a qualquer época, ainda que o prazo do teste não tenha vencido, sempre que houver cheiro de gás ou qualquer suspeita de vazamento.

A manutenção cumpre requisito legal?

Além de garantir a segurança de todos os usuários, a manutenção ainda é uma forma de manter-se em dia com a lei. Dessa forma, teste de estanqueidade fica estabelecido pela NBR 15571, que trata de todas as suas particularidades. Já a NBR 15526 fala sobre todos os requisitos para um sistema de gás encanado, inclusive a questão das manutenções.

Imagine que ocorra uma explosão ou qualquer outro tipo de acidente em seu sistema. Se o laudo para funcionamento não estiver em dia, o caso pode ser apontado como negligência. O não cumprimento da lei pode colocar as pessoas em risco, e você será responsabilizado por isso.

Quem pode realizar essa manutenção?

A manutenção a qual nos referimos precisa ser realizada por profissionais capacitados. Contratar uma empresa de engenharia especializada é o melhor caminho para bons resultados. Muitas vezes, é possível proceder com a instalação do sistema, as manutenções e até mesmo o serviço de assistência técnica pela mesma empresa.

Em síntese, em outros casos, quando o sistema já está funcionando, é possível contratar apenas as manutenções e assistência técnica. Por fim: lembre-se de que nunca é tarde para regularizar o seu sistema e proporcionar conforto e segurança para todos os usuários.

E você? Está em dia com essa questão? Se a resposta for não, ou mesmo se não tiver certeza, entre agora mesmo em contato conosco. Temos especialistas capacitados para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

PRECISA DE MANUTENÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL EM BH? CHAME A ENGETHINK!